quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os Callaici Bracari













Os Callaici Bracari eram uma antiga tribo Celta da Callaecia. Habitavam o Noroeste de Portugal, no território entre os rios Tâmega e Cavado no interior do actual distrito de Braga.

Appianus, historiador romano de etnia grega, descreve-os em vários textos clássicos como um povo guerreiro, fazendo referencia às mulheres guerreiras dos Bracari que lutavam contra as invasões romanas em defesa da sua terra "nunca recuando, nunca voltando as costas ou gritando de medo", preferindo a morte ao cativeiro.

Investigações recentes revelam que utilizavam linguagem celta, conforme pode ser observado na inscrição dedicada à deusa Nabia, divindade Celta dos rios e da água, na Fonte do Ídolo em Braga, ou no nome de um dos seus castros Tongobriga, em Marco de Canaveses, sendo -briga, povoado fortificado, um topónimo Celta.







No inicio do Sec I AC Citânia de Briteiros, a 15 km de Guimarães, era a sua principal fortificação e um dos centros políticos onde se realizavam os "consilium gentis" na Cultura Castreja do noroeste da Callaecia.












































Há luz de investigações recentes existe a forte possibilidade de os Callaici Nemetati, Citânia de Sanfins em Paços de Ferreira, serem uma tribo aliada dos Callaici Bracari, sendo que na estrutura geopolítica da Cultura Castreja, fundamentada pela teoria da jornada de um dia (25 km) entre fortificações, Sanfins desempenharia um papel central.




0 comentários: